Atlântica
Parque





ATLÂNTICA pARQUE: ECOSSISTEMA SOCIAL VALE
Transformar um compromisso ambiental em um ativo urbano de impacto duradouro exige a compreensão dos significados profundos do território. É esse olhar que embasa as grandes decisões e orienta o desenho de futuro.
O desafio começou quando a Vale, empresa de atuação global com mais de 60 anos de presença em Vitória, incluiu a construção de um parque ao norte da Praia de Camburi como medida de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA).
Para fundamentar a criação do parque, a Ecosocial iniciou um esforço de entendimento da principal praia da capital capixaba. O Ecossistema Social Camburi/Vale foi um estudo exploratório que teve como objetivo reconhecer o espaço da praia e seus significados para a cidade com um olhar humano e inovador.
O trabalho foi realizado em parceria com as equipes de Comunicação e Relações com a Comunidade da empresa.
O estudo foi multidisciplinar de três meses. Ele converge estudos inspirados na
etnografia e pesquisas quantitativas e qualitativas com abordagens de design de serviços. A pesquisa de campo incluiu a coleta de mais de 15 mil fotos, mapeamento de 160 usuários, e 40 horas de entrevistas em profundidade.
Através de seis workshops colaborativos, o projeto gerou 80 ideias criadas em conjunto e 25 insights. Esses resultados se tornaram os princípios e orientações que guiaram a construção do Atlântica Parque, suas principais atrações e seu Plano de Comunicação.









Um ponto de contato entre a
Vale e a sociedade desenvolvido
a partir da experiência
das pessoas para as pessoas.
Após o mergulho na perspectiva das pessoas que conectou o projeto
do Atlântica Parque diretamente às demandas e expectativas dos principais públicos,
a Ecosocial colaborou com o desenvolvimento do Plano de Mobilização e Comunicação Camburi.
Um trabalho que produziu, além do documento estratégico para a Vale,
ferramentas que aplicaram o conhecimento de maneira prática e acessível.






